"Coco Chanel não estava apenas à frente de seu tempo. Ela estava à frente de si mesma. Se olharmos para o trabalho de estilistas contemporâneos, veremos que muitas de suas estratégias ecoam o que Chanel já fez. Há 75 anos ela fez uma mistura do vocabulário de roupas femininas e masculinas e criou uma moda que deu ao usuário um sentimento de luxo íntimo, em lugar da ostentação; estes são apenas dois exemplos de como seu gosto e senso de estilo ultrapassam a moda atual." Assim a jornalista Ingrid Sischy definiu o trabalho de Coco Chanel para a revista americana 'Time'.
Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em uma família pobre. Sua mãe morreu quando ela tinha apenas seis anos, deixando-a com mais quatro irmãos vivendo ao lado de seu pai. No período entre 1905 e 1908 adotou o nome de Coco, durante uma breve carreira de cantora de café-concerto. Primeiro envolveu-se com um rico militar e depois com um inglês. Assim Coco Chanel conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria, em 1910. Abriu mais duas filiais, em Biarritz e em Deauville. Homens e mulheres passaram a frequentar sua loja. Seus negócios se expandiram no ramo da moda. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças "emprestadas" do guarda-roupa masculino e saias um pouco mais curtas. O cárdigã, o vestido preto, as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca acabou tornando-se um grande "império", que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes. No ano de sua morte, aos 87 anos, Coco ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.
Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em uma família pobre. Sua mãe morreu quando ela tinha apenas seis anos, deixando-a com mais quatro irmãos vivendo ao lado de seu pai. No período entre 1905 e 1908 adotou o nome de Coco, durante uma breve carreira de cantora de café-concerto. Primeiro envolveu-se com um rico militar e depois com um inglês. Assim Coco Chanel conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria, em 1910. Abriu mais duas filiais, em Biarritz e em Deauville. Homens e mulheres passaram a frequentar sua loja. Seus negócios se expandiram no ramo da moda. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças "emprestadas" do guarda-roupa masculino e saias um pouco mais curtas. O cárdigã, o vestido preto, as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca acabou tornando-se um grande "império", que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes. No ano de sua morte, aos 87 anos, Coco ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário